quarta-feira, 4 de maio de 2011

A ETAP - Escola Profissional (Vila Praia de Âncora) esteve no Dragão a apoiar a Selecção Nacional

O Clube Europeu da ETAP - Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora) aproveitou a visita da selecção de futebol da Dinamarca, no âmbito do jogo de apuramento para o Euro 2012, para divulgar junto da comunidade escolar a cultura, geografia, história e sociedade deste país da União Europeia.
As actividades do Clube Europeu pretendem abrir, de forma facultativa, a participação de alunos e professores na criação de um espírito europeu e na sua divulgação, por todos os meios ao seu alcance, aos outros membros da comunidade escolar onde estão inseridos. Pretende-se promover uma atitude europeísta que contribua para uma tomada de consciência da necessidade de cooperação a nível europeu e mundial e contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos, relativamente à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
Depois de uma semana dedicada ao estudo da realidade histórica e social dinamarquesa que despertou o sentido reflexivo e crítico da comunidade escolar encerrou-se este ciclo com a visita ao Estádio do Dragão (Porto), de uma delegação composta por 70 alunos e professores, que tiveram a oportunidade de assistir ao espectacular jogo de futebol Portugal - Dinamarca que marcou a estreia de Paulo Bento como seleccionador nacional.
Para o professor Pedro Ribeiro (coordenador do Clube Europeu), "esta iniciativa permitiu aos alunos alargar os seus conhecimentos sobre a realidade e o espírito europeu a par de um reforço da identidade nacional num jogo marcado pela festa e o convívio. Foi um espectáculo onde os alunos interagiram num festival de cores com os seus craques e também com a grandiosidade da organização de um evento desta magnitude."
A vitória de Portugal constituiu mais um motivo de alegria que animou e uniu todos os participantes na esperança de uma qualificação lusa para o próximo europeu de futebol.
A Dinamarca é um país do norte da Europa composto pela península da Jutlândia (Jylland) e por um arquipélago de 405 ilhas planas e baixas, das quais 82 são habitadas. As ilhas mais importantes são Fyn e a Zelândia (Sjælland). A ilha de Bornholm localiza-se um pouco para leste do resto do país, no mar Báltico. Muitas das ilhas estão ligadas por pontes. A ponte do Øresund liga a Zelândia à Suécia e a ponte do Grande Belt liga Fyn à Zelândia.
A Dinamarca ocupa uma superfície de 43.070 km2 e tem uma população de 5.387.000 habitantes. É limitada a norte pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, a leste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Suécia, e pelo Mar Báltico, a sul pela Alemanha e a oeste pelo Mar do Norte.
O país é, em geral, plano e com poucas elevações (os pontos mais elevados são o Ejer Baunehøj e o Yding Skovhøj, ambos com cerca de 173 metros de altitude. O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos. As cidades principais são a capital, Copenhaga (na Zelândia), Aarhus e Alborg (na Jutlândia) e Odense (em Fyn).
A Dinamarca foi unida por Harold Bluetooth (Harald Blåtand) por volta de 980. Após o século XI os dinamarqueses ficaram conhecidos por Vikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa.
Em vários momentos da história, a Dinamarca, controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia e a Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que agora é a Alemanha do norte. A Scania era foi parte integrante da Dinamarca durante a maior parte da sua história até ser perdida para a Suécia em 1658.
A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou se unificou com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento em 1830 e, após as revoluções europeias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849.
Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia numa derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Posteriormente a Dinamarca adoptou uma política de neutralidade, inclusive durante a Primeira Guerra Mundial.
A 9 de Abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazi (operação Weserübung) e permanecendo ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial apesar de alguma resistência interna.
Após a guerra, a Dinamarca tornou-se membro da NATO e, em 1973, da Comunidade Económica Europeia (actualmente União Europeia).
O "Clube Europeu da ETAP" agradece à Federação Portuguesa de Futebol esta oportunidade que muito contribuiu para a formação dos alunos deste estabelecimento de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.