quarta-feira, 4 de maio de 2011

ETAP - Escola Profissional de Vila Praia de Âncora presente no Seminário Nacional Eco-Escolas


No âmbito do seminário Eco-Escolas (4, 5 e 6 de Fevereiro) que decorreu na cidade da Guarda, os professores Pedro Ribeiro e Bruno Santos (ETAP - Vila Praia de Âncora), tiveram o privilégio de contactar um dos mais reputados cientistas mundiais em matéria da educação para o desenvolvimento sustentável.
Charles Hopkins é o presidente da Organização Educacional, Cientifica e Cultural das Nações Unidas (UNESCO) e professor na Universidade de Toronto, Canadá. Nesta qualidade, desenvolveu e continua a coordenar uma rede internacional de instituições de trinta e oito países que trabalham na reorientação da educação do professor relativamente a assuntos inerentes ao desenvolvimento sustentável.

O Professor Hopkins é também responsável universitário nas Nações Unidas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, consultor para a UNESCO e para a Universidade das Nações Unidas no que respeita à Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o próximo decénio, das Nações Unidas.
Foi ainda figura decisiva nas Cimeiras das Nações Unidas para a Sustentabilidade no Rio de Janeiro e em Joanesburgo. É da sua autoria o capítulo da Agenda 21 intitulado "Promover Educação, Consciencialização Pública e Formação".
Anteriormente, o Professor Hopkins, integrou a Direcção da Educação de Toronto, desempenhando inúmeras funções, incluindo a de Supervisor.
Para os docentes, este encontro foi uma oportunidade única por permitir estabelecer contacto com o cientista possibilitando acordar formas de cooperação mais estreitas entre Hopkins e a ETAP - Escola Profissional.

O Seminário Eco-Escolas / 2011

O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Eco-Escolas (mais de meia centena que se reuniram durante três dias na cidade da Guarda), cujos objectivos são a educação e sensibilização ambientais da escola e comunidade onde se insere, a par da melhoria da gestão ambiental da escola.
A educação para a cidadania activa constitui um dos pilares essenciais da aplicação da Metodologia do Programa Eco-Escolas, inspirada na Agenda 21.
Convém recordar que, em Portugal, os projectos de qualidade são reconhecidos, no final de cada ano lectivo, através de um Galardão Eco-Escolas - Bandeira Verde, que simboliza a existência de uma activa e participada educação pela sustentabilidade.
De recordar que, este ano, são mais de 1500 as escolas que concorrem a este prémio sendo a ETAP - Escola Profissional uma das escolas que mais galardões tem acumulado, fruto do esforço e empenho na formação ambiental da comunidade escolar.

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