sexta-feira, 13 de maio de 2011

ETAP – Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora) celebrou a “Semana da Europa” com exposição sobre Jean Monnet


Decorreu entre os dias 08 e 13 de Maio, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, uma Exposição Evocativa de Jean Monnet. Uma iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, com o apoio da Fundação Jean Monnet para a Europa.
Esta mostra biográfica é constituída por um conjunto de painéis informativos sobre a vida e obra de Jean Monnet, um dos grandes “ideólogos” da criação de uma comunidade dos “Estados Unidos da Europa”, a União Europeia como hoje a conhecemos.
Este percurso informativo está organizado por períodos cronológicos, relacionados com momentos chave da vida de Monnet e da própria Europa ao longo do século XX.

Jean Monnet nasceu em 1888, na cidade francesa de Cognac, no seio de uma família de comerciantes. Na sua juventude, viveu em Londres, onde aprendeu inglês e contactou com um povo em pleno desenvolvimento económico e social. Uma Europa destruída pela I Grande Guerra levou Monnet, entretanto ligado ao mundo dos negócios, a perceber que não existia uma estrutura económica concertada entre os Aliados. Desenvolveu um plano de reestruturação e, em 1919, participou na Fundação da Liga das Nações. A primeira das muitas organizações supranacionais que ajudou a conceber e a implementar, ao longo de grande parte do século XX. Jean Monnet morreu em 1979, com a Comunidade Económica Europeia já em pleno funcionamento institucional.
Esta exposição evocativa, organizada pelo Clube Europeu da ETAP – Escola Profissional foi dirigida sobretudo à população estudantil e surgiu na semana em que a União Europeia celebra o Dia da Europa (09 de Maio).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.