quarta-feira, 4 de maio de 2011

ETAP - Escola Profissional assinala centenário da República


No âmbito das comemorações do centenário da República, o Clube Europeu da ETAP - Vila Praia de Âncora, organizou uma conferência alusiva ao tema tendo, para o efeito, convidado as comunidades escolar e envolvente de Vila Praia de Âncora.

Com a moderação do professor Pedro Ribeiro (coordenador do Clube Europeu) os oradores fizeram as suas apresentações que muito interessaram os presentes não só pela actualidade do tema mas também pela sua capacidade de comunicação e interacção com o público.
Tendo como tema da sua palestra "Caminha: a hora da República", o professor, historiador e deputado municipal pelo Bloco de Esquerda, Dr. Paulo Torres Bento, debruçou-se sobre o concelho de Caminha à época da implantação da República em Portugal.

Foi uma viagem muito agradável sobre a sociedade caminhense de então onde se destacaram figuras da vida política local numa luta que pretendia ir mais além do que a mudança de regime. Foram os tempos dos "adesivos" e dos "ilustres" monárquicos ontem e republicanos hoje.
A sua abordagem histórica conseguiu conduzir o público a um concelho mais além da história onde pontificaram apontamentos sobre a realidade política, económica, social e cultural do município caminhense. Afinal, um concelho que, passados cem anos, parece ancorado nas mesmas maleitas e inquietações dos tempos da aurora republicana.
Já o deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP, Dr. Abel Baptista, discorreu sobre os problemas da República do presente e os grandes desafios que se colocam no futuro. Subordinando-se ao tema "A República de hoje e o seu futuro", o orador fez uma viagem aos grandes anseios da primeira República e um balanço do regime no sistema democrático.
Garantiu terem havido grandes conquistas desde a educação à saúde, da economia aos transportes e à cultura. No entanto, se muito está conseguido muito mais há que fazer para que o ideário da Revolução Francesa encontre eco no quotidiano da sociedade portuguesa: mais igualdade, mais liberdade e mais fraternidade.

Para Abel Baptista, a República de hoje, para além de se fazer concretizar tem também de se reencontrar e reconstruir à luz do desafio europeu. A afirmação de Portugal no mundo faz-se também, no presente, através da sua participação no projecto da União Europeia.
Para o professor Pedro Ribeiro, este acto constituiu uma oportunidade de aprofundamento dos valores e do ideário republicano - tendo como referência a participação social e política - na promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.





Conferência comemorativa do centenário da República
15H00 - "Caminha: a hora da República"
Orador: Dr. Paulo Torres Bento (historiador, professor e Deputado à Assembleia Municipal de Caminha pelo Bloco de Esquerda)
15H30 - "A República de hoje e o seu futuro"
Orador: Dr. Abel Baptista (jurista e Deputado à Assembleia da República pelo CDS/PP)
Moderador: Dr. Pedro Ribeiro (Coordenador do Clube Europeu da ETAP - Escola Profissional)
16H00 - Afternoon Coffee

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.