quarta-feira, 4 de maio de 2011

ETAP- Escola Profissional: alunos a pensar o futuro


No âmbito da edição deste ano do jogo "parlamento dos jovens" (uma iniciativa da Assembleia da República na promoção da educação para a cidadania), teve lugar a Sessão Escolar da ETAP de Vila Praia de Âncora.
O tema deste ano permitiu uma reflexão sobre o futuro da educação a partir da perspectiva dos alunos que tiveram que discutir o estado actual do ensino e propor um projecto de recomendação que será defendido na Sessão Distrital deste jogo.
Assim, os alunos entenderam que a educação do futuro deverá ter como referencial a melhoria da convivência humana num mundo cada vez mais global onde, a diversidade cultural, deve ser reconhecida e respeitada numa sociedade que se quer plural.
A escola, por si, constitui um ensaio da sociedade do futuro. Aqui os alunos desenvolvem a sua actividade formativa (académica e pessoal) segundo o modelo de ensino praticado no seu estabelecimento escolar.
A escola deve permitir um modelo participativo ao nível da resolução dos conflitos escolares (com pais, alunos e professores), alimentar o gosto pelo conhecimento linguístico e manifestar versatilidade na construção de currículos académicos integradores na sociedade europeia favorecendo o estudo em instituições de outros países da Europa comunitária.
Por isso, neste projecto, destaca-se a construção de uma escola intercultural permeável às mudanças da sociedade global onde se reconhecem e trocam usos, costumes e tradições.
Mais do que as mudanças em equipamentos escolares, o paradigma da escola do futuro, deve relevar a importância dos valores humanistas e humanitários desenvolvendo nos jovens uma atitude cooperante e promotora da paz.
Para os professores coordenadores deste projecto, Pedro Ribeiro e Bruno Santos, a edição deste ano foi um êxito pois o tema, para além de actual foi ao encontro do centro de interesses dos alunos que se manifestaram muito interessados em debater o problema da educação.
Nesta sessão foram eleitos deputados à Sessão Distrital os alunos: Carla Almeida (11ºano) Diana Pereira (12ºano) e, como suplente, Tiago Sá (11º ano).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.